• Nortesul Brasil

Bombeiro faz chamada de vídeo para salvar bebê



Eram 20h59 desta terça (25) quando o soldado BM Johnson Masanori, de serviço no Cicom Extremo Sul, serviço de atendimento de emergência em Teixeira de Freitas, recebeu a ligação de um pai desesperado. A recém-nascida, de apenas um mês de vida estava engasgada e não conseguia respirar. Nervoso, o pai pediu que a tia da bebê realizasse o procedimento (manobra de Heimlich), sob a orientação do militar, mas, também muito nervosa, ela não conseguiu acompanhar a explicação. O bombeiro manteve a ligação por precaução e realizou uma chamada de vídeo.


Com uma resma de papel nas mãos simulando um bebê ele mostrava como fazer a manobra, ao mesmo tempo em que observava se a tia estava realizando a ação de forma adequada. Outro atendente do Cicom segurava o aparelho celular para que o soldado Masanori ficasse com as mãos livres. “Me senti confiante durante todo o procedimento, só com o receio de a tia estar fazendo errado, por isso achei melhor fazer a chamada de vídeo”, disse o soldado, que tem pouco mais de dois anos na corporação e está lotado no 18º Grupamento de Bombeiros Militar (18ºGBM/Teixeira de Freitas).


Enquanto o soldado BM Masanori realizava o telefonema, uma unidade de resgate seguia em direção a casa da família. Quando equipe chegou a residência a bebe já não estava mais engasgada. Ela e a mãe foram levadas pela equipe de bombeiros, para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde pôde receber atendimento especializado. A bebê passa bem.


Muito feliz com o desdobramento do atendimento, a tia da recém-nascida destacou a importância do procedimento rápido. “Foi maravilhoso, a chamada de vídeo fez a diferença, pude observar como fazer de forma correta e consequentemente salvar a vida da minha sobrinha. Só tenho a agradecer a atenção e cuidado do soldado que nos atendeu”, concluiu a auxiliar de creche, Aniele Souza Dos Santos. O sucesso da ocorrência foi o presente do militar no Dia do Soldado, comemorado neste 25 de agosto.


Fonte: SSP-BA

2 visualizações

©2019 por CaJú Publicidade (www.cajupublicidade.com)